Colóquio Jorge Amado 2013

A Academia de Letras da Bahia e a Fundação Casa de Jorge Amado promoveram o Curso Jorge Amado 2013 – III Colóquio Internacional de Literatura Brasileira nos dias 12 a 16 de agosto deste ano.
O colóquio encerra o calendário oficial das homenagens em torno do centenário de Jorge Amado iniciadas em 2012, ao tempo em que marca o romance Cacau, que completa 80 anos de publicado.
A ALB, desde 2011 incluiu o referido evento ao seu calendário oficial de cursos, devendo o mesmo ocorrer todos os anos, sempre em agosto.

Nessa edição tivemos a presença dos seguintes palestrantes:

• Abertura oficial com Aramis Ribeiro Costa (ALB), seguido de Conferência com Hélio Pólvora (ALB) “Jorge Amado e o romance na Bahia” e lançamento do livro “Jorge Amado, 100 anos escrevendo o Brasil” organizado por Myriam Fraga, Evelina Hoisel e Aleilton Fonseca (org.). Também tivemos a saudação do acadêmico Edivaldo M. Boaventura (ALB) finalizando com coquetel

• Sessões de comunicações seguida de depoimento de Josélia Aguiar(USP) Como contar a história do maior contador de histórias: um caminho percorrido, e os vários a percorrer. Na Mesa redonda os professores Márcia Rios(UNEB) “Confissões de leitoras de Jorge Amado”, Myriam Fraga (FCJA/ALB) “Pelourinho: trilhas, tramas e travessias” e Rita Godet “(Université Rennes/França) A matriz étnica e cultural invisível no universo mestiço do romance amadiano. Coordenação da mesa: Cássia Lopes (UFBA) finalizando as atividades do dia com o lançamento do livro “ A Alteridade Ameríndia na Ficção Contemporânea das Américas” de Rita Olivieri-Godet

Sessões de comunicações (3 e 4).
• Conferência de Lilia Schwarcz (USP) Tenda dos milagres e as duas dimensões da justiça. Mesa redonda com Stella Caymmi (PUC-RJ) Amizade e parceria de Dorival Caymmi e Jorge Amado, Edilene Mattos (UFBA) A literatura de cordel na obra de Jorge Amado: vozes em ficção e Ordep Serra (UFBA) - A Religião de Jorge Amado. Na coordenação da mesa - Ana Rosa Ramos (UFBA).

• Lançamento do livro Melhores Poemas de Sosígenes Costa – com organização de Aleilton Fonseca

Sessões de comunicações (5 e 6)*
• Mesa redonda Antonia Herrera (UFBA) Rua e liberdade, a utopia de um lugar em Capitães da areia de Jorge Amado.
• Evelina Hoisel (UFBA/ALB) A potência do múltiplo no romance amadiano.
• Ligia Teles (UFBA) Pedro Archanjo/Ojuobá : saberes em trânsito em Tenda dos milagres
• Biagio D’Angelo (PUC-RS) Cacau, o furor poético de Jorge Amado.

• Lançamento do livro “Cacau, Vozes e Orixás, na escrita de Jorge Amado” Biagio D’Angelo e Márcia Rios (org.)
• Encerramento com apresentação musical, coquetel e lançamento do livro “O que é que a baiana tem” de Stella Caymmi.