Colóquio Jorge Amado 2015

A Academia de Letras da Bahia e a Fundação Casa de Jorge Amado promoveram o Curso Jorge Amado 2015 – V Colóquio de Literatura Brasileira nos dias 11 a 14 de agosto de 2015. O colóquio marcou o romance “Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios”, que completou 60 anos de publicado. A ALB, desde 2011 incluiu o referido evento ao seu calendário oficial de cursos, devendo o mesmo ocorrer todos os anos, sempre em agosto.

Nessa edição tivemos na abertura oficial uma conferência do Professor Doutor, Jacques Salah. Na mesma data foi lançado o livro Jorge Amado: Literatura e Política, contendo as palestras apresentadas no Colóquio de 2014.

No primeiro dia ocorreram as sessões de comunicações, a feira de livros, a exibição do filme “Retratos de um tempo – Um novo olhar sobre a cidade da Bahia”, de Floro Freire e Antonio Risério, seguida da conferência da professora Jerusa Pires Ferreira (USP) “Texto e imagem - Tereza Batista e a cultura das bordas” e da mesa redonda com a presença dos professores: Tânia Ramos (UFSC) “Memória e Esquecimentos: Jorge Amado (1941-1942)", Osnildo Wan-Dall Junior (UFBA) “Jorge Amado e as Bahias de Todos os Santos: A Cidade de Salvador através do Guia de ruas e mistérios (1945- 1986)” e Benedito Veiga “Jorge Amado: Bahia de todos os Santos e os matizes da Hora da Guerra”.

No mesmo dia foram lançados os livros Cultura das Bordas: Edição, Comunicação, Leitura (Jerusa Pires Ferreira); Jorge Amado na Hora da Guerra (Benedito Veiga) e Jorge Amado: presenças da Hora da Guerra em encontros acadêmicos de Benedito Veiga.

No segundo dia também após a realização das sessões de comunicações, da feira de livros e da exibição de filme foi proferida a conferência da Professora Elizabeth Ramos (UFBA) “Bahia de Todos os Amores” e se formou a mesa redonda com os professores Nelson Cerqueira (FAZAG/UFBA) “Introdução à recepção estética de Jorge Amado nos Estados Unidos”, Maria Pugliese (UNL) “Jorge Amado em Buenos Aires: Causas y azares”. Também foi lançado o livro “Uma visita a Jorge Amado / A Visit to Jorge Amado” de Nelson Cerqueira.

Encerrando as atividades do Curso Jorge Amado 2015, Rita Oliviere-Godet e Juraci Dórea lançaram o livro Jorge Amado em Letras e Cores. Contamos também com a realização da Feira de Livros e com uma apresentação musical.